Devemos escrever «cateter» ou «catéter»? Tem acento? Resposta rápida: escreve-se «cateter», sem acento. Continue a ler e veja a explicação.

Trata-se de uma palavra aguda (ou oxítona), com tónica na última sílaba. Devemos portanto dar ênfase à última sílaba — «ter» —, não à segunda — «te» —, tal como nas palavras «ureter» e «clister» com o último «e» aberto.

Essa dúvida sobre como se escreve a palavra cateter surge porque muitas vezes as pessoas pronunciam a palavra com a tónica errada, nomeadamente com acentuação grave (ou paroxítona), como na palavra «éter»; é um erro muito comum, mesmo entre pessoas que trabalham na área da saúde e lidam com estes instrumentos diariamente, que não só escrevem a palavra incorretamente como também a pronunciam de forma errada.

O que é um cateter?

No âmbito dos cuidados de saúde, um cateter é uma sonda que é introduzida numa veia, artéria ou outro espaço do organismo. Pode ter a função de retirar amostras ou de administrar medicação/alimentação/fluidos. Existem também alguns tipos especiais utilizados em processos específicos, como por exemplo na intervenção coronária percutânea, em que na ponta do cateter segue um balão que é expandido na zona de interesse.

Origem da palavra «cateter»

A palavra cateter tem origem no grego kathetér, que significa «sonda».

Plural da palavra cateter

O plural de cateter é exemplificado nas frases seguintes e segue a mesma regra de palavras similares, como «clister» ou «ureter».

  • Essa intervenção precisa de dois cateteres.
  • O processo de cateterismo em questão é realizado mediante a introdução de três cateteres.