1mg ou 1 mg? 1mL ou 1 mL? 1°C ou 1 °C?

Trata-se de uma dúvida relativamente comum, até mesmo no seio de profissionais que lidam diariamente com estas matérias. Além disso, cria confusão geral o facto de vermos continuamente, em textos vários, ambas as versões acima ilustradas.

Resposta rápida: sim, há espaço entre os números e as unidades! Vamos lá à explicação.

Quanto a referências, podemos registar os seguintes factos:

  • As gramáticas da língua portuguesa consultadas exemplificam a utilização de números e unidades utilizando um espaço para separar ambos os elementos, mas não proporcionam qualquer explicação ou referência para esta abordagem;
  • Este tema em particular não é abordado na Diretiva 2009/3/CE, de 11 de março, sobre a aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes às unidades de medida, nem no Decreto-Lei n.º 128/2010, de 3 de dezembro, que realiza a transposição para a legislação nacional da referida diretiva europeia. No entanto, todos os exemplos mencionados fazem-se igualmente representar utilizando um espaço entre os números e as unidades;
  • A versão mais recente da brochura do Sistema Internacional de Unidades disponibilizada pelo Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) (8.ª edição, 2006; atualizada em 2014), a qual serve de referência ao Instituto Português da Qualidade (IPQ) — ao qual, por sua vez, compete aprovar os padrões que realizam as unidades de medida legais de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 128/2010 —, menciona especificamente na secção 5.3.3 que «o valor numérico precede sempre a unidade, sendo utilizado um espaço para separar a unidade do número». Esta frase é claramente citada pelo IPQ numa das suas brochuras disponíveis online que refere que «deixa-se sempre um espaço em branco entre o número e a unidade».

A obrigatoriedade de haver um espaço aplica-se tanto a unidades do Sistema Internacional — às unidades de base (p. ex. metro, segundo, ampere) e às unidades derivadas (p. ex. joule, hertz, volt) — como a unidades não pertencentes a este sistema (p. ex. minuto, litro, milha náutica). A única exceção a esta regra recai nas unidades de grau (°), minuto de grau (‘) e segundo de grau (“) da grandeza ângulo plano (p. ex. «π rad = 180°). Atenção: a exceção referida não se aplica a graus Celsius (°C) nem a graus Fahrenheit (°F).

E há espaço entre o número e o símbolo de percentagem (%)?

Ora, a já referida brochura do Sistema Internacional de Unidades menciona especificamente que «quando usado, um espaço separa o número e o símbolo «%». O BIPM defende esta ideia argumentando que «%» é o símbolo do número 0,01; deste modo, para representar a multiplicação entre um número e o símbolo de quantidade «%», deve-se deixar um espaço. Portanto, o seguinte está correto e significa o mesmo:

  • Seis por cento
  • 6 × 0,01 (a multiplicação entre dois números requer o sinal de multiplicação)
  • 6 % (para representar a multiplicação entre um número [6] e um símbolo de quantidade [%], utiliza-se um espaço)

Os números e as unidades, além de terem de ser separados por um espaço, devem estar sempre na mesma linha. Para garantir que isto acontece, deve-se introduzir um espaço não separável (atalho: «Ctrl + Shift + Espaço» na maioria das ferramentas de processamento de texto) em vez de um espaço normal; além de manter números e unidades na mesma linha, este procedimento garante sempre um espaçamento fixo da largura de um carácter entre ambos os elementos, o que é muito útil para evitar um espaço demasiado grande ou pequeno em textos justificados.